sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Convenientemente Inconveniente

Não foi ontem, mas eu me lembro muito bem dos meus tempos de criança quando eu me imaginava dirigindo um carrão falando ao telefone. Era ume delícia assistir seriados americanos to tipo Magnum, Casal 20 e outros que os personagens faziam chamadas dos assentos de seus veículos para qualquer parte do mundo. Era tudo que eu queria, um telefone instalado no carro, desta maneira as pessoas me encontrariam em trânsito ou em casa, em caso de um problema qualquer poderíamos chamar alguém para ajudar. Mas só!

O lance é que a coisa fugiu mesmo de controle, a 25 anos atrás seria difícil de imaginar que um aparelho do tamanho de um maço de cigarros (ou menor) pudesse ser tão popular e barato que até as crianças em idade pré escolar tivéssem os seus, ou mesmo o porteiro do seu prédio pudessem usá-lo para chamar qualquer parte do mundo a qualquer hora… É isso mesmo, o porteiro do prédio que deveria estar cuidando das suas tarefas, neste exato instante está falando sobre o Coríntians com o primo dele que é motorista de caminhão que carrega uma quantidade enorme de combustível atráves deste lindo aparelhinho que toca música, tira foto, manda e recebe e-mail, tem telinha colorida e até joguinhos. Enquanto isso duas senhoras estão sendo rendidas por um bandido no elevador do edífício onde ele trabalha, na sua frente um monitor de TV mostra tudo ao vivo, mas ele não está prestando atenção, do outro lado da linha o motorista não percebe, mas um dos pneus do tanque que ele está puxando vem se desfazendo pelos últimos 10 kilometros, deixando um rastro de restos de borracha e fumaça que são extremamente perigosos para a segurança nas estradas.

O fato é que este admirável equipamento vem sendo utilizado sem o menor discernimento por todos os lados, é gente falando na mesa do restaurante, no elevador com outras pessoas, no cinema, no velório, e até dirigindo, o que diga-se de passagem é tremendamente perigoso. Quem fala no telefone ao volante, na minha opinião, deixa a impressão de que aquela ligação é mais importante que tudo que está ao seu redor, incluindo a vida das pessoas que passam por alí. É como se a pessoa dissesse que você, seu horário, sua família, seu passageiro, sua vida não vale nada pra ela, o que importa de veradade é esta ligação. Será que o calor das relações não tem sido abrandadas pelo celular? Será que uma ligação é mais importante que a vida de outras pessoas? E a pergunta final, porque a policia, tão preocupada com limítes de velocidade criados com pouco critério, janelas encobertas com película escura (o que de fato protege a sua privacidade) e outras coisas de menor importância não se preocupam em multar as pessoas que passam horas ao telefone celular enquanto dirigem? A resposta é simples, primeiro porque o loby das companhias telefonicas é tão forte que impede que a lei seja fiscalizada e segundo, porque os próprios policiais adoram um bate papo no telefoninho.

Ainda existe um aspecto bastante inconveniente que não pode ser esquecido. A falta de privacidade causada pelo telefone celular. Digamos que você esteja atrás de um pouco de paz e alguém liga para você. Se você atende aí se foi a sua paz, se você não atende a pessoa que o chama se sente imediatamente rejeitada porque pensa que você não a atendeu de propósito. O fato é que todos imaginamos que a outra pessoa esteja sempre em poder do celular, o que no meu caso nem sempre é verdade.Como um bônus do meu ADD tenho um problema gravíssimo de esquecer coisas por todas as partes e o celular é uma delas, seja em casa, no restaurante ou dentro do carro.

Como solução para os problemas causado pelo convenientemente inconveniente celular então sugiro que as companhias voltem no tempo e recolham todas as unidades móveis e instalem celulares nos carros, desta maneira nós nunca vamos perdê-los, se você não for encontrado é porque não estava no carro e nem em casa e instalado da maneira correta o aparelho não funcionaria com o veículo em movimento, assim teríamos que dar sempre uma paradinha para fazer uma ligação.

É claro que você que ama o telefone celular e leu isso até aqui deve estar me odiando mortalmente…Então façamos o seguinte, como um presente ofereço um dia inteiro de passeios de limousine por Miami e Fort Lauderdale, só assim você vai poder constatar o número de vezes que sou cortado, fechado e esquecido no semáforo atrás de alguém que acha que a minha vida é um lixo e que tenho que esperar aquela ligação super importante acabar…

Desculpem o desabafo, é que ao invés de uma ligação eu prefiro um abraço!

Ps. Me perdoem as pessoas que usam aquele besouro no ouvido, mas aquilo é mesmo ridículo!