segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A Quem Possa Interessar


Você já parou para pensar a quem realmente interessa uma legalização imigratória em massa nos Estados Unidos?


Antes de começarmos a discutir a respeito....A resposta é: Ninguém!

É um engano imaginar que os maiores interessados neste assunto seriam os que aqui vivem na condição de indocumentados e a razão é muito simples, 90% deles não tem nenhum interesse de aqui permanecer, pagar i
mpostos e ter uma vida na América A grande maioria das pessoas que aqui vivem na verdade tem como objetivo principal juntar algum dinheiro e voltar a seus países de origem como vitoriosos endinheirados. Realidade triste para aqueles que buscam uma pequenina luz no final do túnel para seus problemas de estadia na América Até agora o governo Obama ao contrário do que havia prometido não fez absolutamente nada pelos imigrantes e para piorar sequer conseguiu aprovar um projeto simples de lei que beneficiaria os filhos dos imigrantes que aqui estudam com um caminho para sua cidadania, o Dream Act.


Se você perguntar a um americano que vive em Utah sua opinião sobre o problema da imigração a resposta muito provavelmente vai ser: Que problema? Na verdade os imigrantes e seus descendentes que construíram este país, parece que não se lembram de suas origens e das dificuldades enfrentadas por aqueles que fizeram deste o maior país do mundo. Hoje a situação é tão grave que estados como o Arizona decidiram perseguir os indocumentados com leis que mais lembram a Alemanha de Hitler.

Do ponto de vista do americano também não há nenhuma razão para legalizar os mais de 13 milhões de estrangeiros que aqui moram, afinal de contas com uma legalização em massa, a mão de obra barata e desqualificada desapareceria de uma hora para outra, criando um mercado de trabalho justo e equilibrado. Acabando assim com a situação de "escravatura" hoje em vigor. Trabalhadores que aceitam qualquer trabalho por qualquer dinheiro para sobreviver em condições sub-humanas vivendo amontoados em bairros distantes das grandes cidades sem acesso a carteira de motorista, seguro saúde ou mesmo serviços de advocacia. A impressão que temos quando conversamos com um americano a respeito desta situação, que já se se tornou problema a muito tempo atrás, é que o imigrante "rouba" o emprego dele, quando na verdade a falta de versatilidade do trabalhador daqui é muito grande associada ao fato de que não se adaptam a nova realidade do mercado acreditando que se estudaram para ser advogados, deveriam estar trabalhando na área jurídica e não em uma agência de viagens, por exemplo.

Que vergonha Senhor Presidente! Tendo sido eleito por uma maioria esmagadora de votos hispanos e sendo filho de imigrantes, cruzar os braços numa hora como esta nos lembra um moderno Poncio Pilatos que lava suas mãos diante de uma situação insustentável pela qual estes trabalhadores estão passando, pior mesmo foi esquecer que estas mesmas pessoas poderiam em 2012 reelegê-lo como presidente caso aqui pudessem votar....

Para finalizarmos nosso raciocínio então mais uma vez nos perguntamos: A quem interessa uma legalização em massa para os imigrantes nos Estados Unidos?